05/09 – Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística

Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética, que afeta principalmente os pulmõespâncreas e o sistema digestivo, ainda sem cura, mas que se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá  ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites. Na maioria das vezes a FC é diagnosticada já na infância, embora também possa ser diagnosticada na adolescência ou na fase adulta.

Sintomas

Pneumonia de repetição, tosse crônica, desnutrição, dificuldade de ganhar peso e estatura, movimentos intestinais anormais (diarreia) pólipos nasais, sabor mais salgado na pele / suor mais salgado que o normal e uma espécie de alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés, também conhecida como “baquetamento”.

Os sintomas da fibrose cística e a gravidade destes são diferentes para cada pessoa. Pesquisas recentes mostram que parte dos sintomas estão baseados no tipo de defeito genético ou mutação que o gene tem. Há mais de mil tipos diferentes de mutação para esse gene. Os sintomas mais comuns são:

  • > pele de sabor muito salgada
  • > tosse persistente, muitas vezes com catarro
  • > infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite
  • > chiados no peito, ou falta de fôlego
  • > baixo crescimento ou ganho de peso, apesar de bom apetite
  • > fezes volumosas e gordurosas, e dificuldade no movimento intestinal (poucas idas ao banheiro)
  • > surgimento de pólipos nasais.

Antigamente, crianças afetadas pela fibrose cística mal chegavam à idade de completar a escola primária. Entretanto, atualmente, o diagnóstico precoce e o tratamento correto aumentam a expectativa e a qualidade de vida de crianças e adultos acometidos pela doença.

A data foi instituída pela Lei nº 12.136/2.009 e tem o objetivo de conscientizar a população brasileira, em especial os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibrose cística, ou mucoviscidose, e divulgar a acessibilidade, nos serviços públicos de saúde, aos medicamentos indicados para o tratamento.


Fontes:

Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde

Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística

Tecnologia: Yepcomm - Soluções em Ecommerce