Bem Vindo ao Site Oficial do Hospital de Misericórdia de Altinópolis.

Telefone: (16) 3665 7200
Email: contato@hospitalmisericordia.com
R. Cel. Joaquim Alberto, 421
Altinópolis - SP

Um breve resumo da História dos Hospitais

Publicado em: 14/07/2017 às 4:16 pm


No dia 2 de Junho é o dia nacional do Hospital e no dia 14 do mesmo mês o dia mundial.

A palavra Hospital é de raiz latina (hospitalis) e recente. Vem de hospes – Hóspedes, porque antigamente nessas casas de assistência eram recebidos peregrinos, pobres e enfermos. O termo hospital tem hoje a mesma acepção de nosocomium, de fonte grega, cuja definição é – tratar os doentes.

Hospitium era chamado o lugar em que se recebiam hóspedes, onde derivou-se o termo hospício. Nos hospícios eram ocupados permanentemente por enfermos pobres, incuráveis e insanos, e nos hospitais era para tratamento temporário dos enfermos.

É difícil de dizer sobre a origem dos Hospitais. Muitos autores divergem entre si, uns dizendo que iniciou-se após a era Cristã (foi o que impulsionou) , outros defendem que mesmo antes de Cristo já haviam hospitais em países como Egito, Índia e no Império Babilônico.

egito_medNo Egito nos tempos da fundação de Alexandria, com sua universidade e biblioteca, seu intercâmbio com a Grécia, existiram templos de Serapis e IsisSerapieia e Isieria, segundo modelos gregos da época. Grandes estudiosos (médicos, podemos chamar) criaram os processos de dissecção e fizeram notáveis verificações como as das relações dos nervos com a cérebro e medula espinhal. O médico estava em alta no Egito, era um para curar (tratar) cada enfermidade, já podíamos ver médicos com suas especialidades.

Veja o que diz HERÓDOTO: “a medicina no Egito está subdividida de modo que cada médico cura apenas uma enfermidade; o país está repleto de médicos dos quais uns são médicos dos olhos, outros da cabeça, outros dos dentes, outros do abdome e outros também (sic) para as moléstias invisíveis”.

Mas o que levou o homem a construir os hospitais? No início o homem tinha apenas a preocupação com o bem estar de sua família, mas com o tempo pra sua defesa, se interessou pela saúde dos seus semelhantes, quando o aumento da população e a intensificação do tráfego demonstraram a necessidade de proteção coletiva.

Com o progresso da civilização e o desenvolvimento das religiões, principalmente a cristã, este movimento foi tomando corpo até atingir, em curva de ascensão rápida, a culminância dos tempos atuais em que se multiplicam, sob as mais variadas formas, os serviços de assistência social, pública e privada.

 

Quer saber mais sobre a história dos hospitais? Leia na íntegra o livro História e Evolução dos Hospitais disponível pelo Ministério da Saúde.

Conheça a História do Hospital de Misericórdia de Altinópolis.

 

Hospital de Misericórdia de Altinópolis
R. Cel. Joaquim Alberto, 421 - Centro - Altinópolis - SP
2019 - Hospital Misericórdia de Altinópolis® - Todos os Direitos Reservados©