Bem Vindo ao Site Oficial do Hospital de Misericórdia de Altinópolis.

Telefone: (16) 3665 7200
Email: contato@hospitalmisericordia.com
R. Cel. Joaquim Alberto, 421
Altinópolis - SP

Semana Mundial da Amamentação

Publicado em: 04/08/2016 às 8:46 am


Esta semana (01/08 – 07/08) é comemorado a Semana Mundial da Amamentação.

O leite materno contém células anti-infecciosas capazes de proteger o organismo do bebê contra infecções, como as intestinais e otites, evitando as diarreias. Diminui também o risco de terem asma; estudos revelam que crianças que desde cedo tomam o leite de vaca tem maior probabilidade de se tornarem alérgicas. já que as proteínas desse leite estão associadas à dermatite, rinite, sinusite e amigdalite.

breastfeeding-1350738_1920

O leite de vaca tem proteínas que dificultam a digestão, causando cólicas no bebê. O leite materno possui proteínas que são facilmente digeridas pelo organismo do bebê.

Assim a Mãe não precisa se preocupar em complementar a alimentação do bebê, o leite materno é completo, não precisa de mais nada, nem água. No leite materno é onde encontramos a maior concentração de ferro em relação aos outros tipos de leite, já que o ferro previne a criança de anemias. A alimentação do bebê torna-se incompleta se a amamentação for feita de forma errada.

Um bebê amamentado no peito pode evitar durante sua vida algunas doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. Com muitos benefícios para os bebês, para as mães que amamentam seus filhos, segundo pesquisadores da Espanha, mulheres que amamentam seus filhos por mais de seis meses têm menos chances de desenvolverem cancêr de mama.

A mãe sente-se mais segura e menos ansiosa, tem diminuição mais rápida do volume do útero, corre menor risco de hemorragia no pós-parto, ter anemia, contrair câncer de mama e de ovário, é menos propensa à osteoporose, volta ao peso normal mais rapidamente e está protegida de engravidar.

baby-784607_1920

O leite materno traz outros benefícios para a mãe e o bebê; ajuda no desenvolvimento da fala, estimula o crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral, ajudando na respiração, deglutição e mastigação, protege contra diabetes mellitus, doenças crônicas como osteoporose, doença cardiovascular, obesidade, meningites, sarampo e também fortalece o vínculo mãe e bebê.

Para você e seu bebê ter uma amamentação saudável não deixe de consultar seu médico e de visitar a Unidade de Saúde Básica do seu bairro, buscando orientações na forma correta de amamentação do bebê como também a alimentação da mãe para evitar problemas futuros para você e seu bebê.

Veja abaixo o folder da Semana Mundial da Amamentação publicada pela IBFAN – Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, ‘Presente Saudável, futuro sustentável’.

planilha IBFAN – Folder Semana Mundial da Amamentação

Hospital de Misericórdia de Altinópolis


Referências:

guiadobebe.uol.com.br/amamentacao

www.ibfan.org.br/site/eventos/smam

 

Hospital de Misericórdia de Altinópolis
R. Cel. Joaquim Alberto, 421 - Centro - Altinópolis - SP
2019 - Hospital Misericórdia de Altinópolis® - Todos os Direitos Reservados©