Bem Vindo ao Site Oficial do Hospital de Misericórdia de Altinópolis.

Telefone: (16) 3665 7200
Email: contato@hospitalmisericordia.com
R. Cel. Joaquim Alberto, 421
Altinópolis - SP

História

Publicado em: 04/04/2016 às 4:20 pm


Foi em 14 de Fevereiro de 1932 que as lideranças populares de Altinópolis e por iniciativa marcante do Padre José Murillo, resolveram construir um hospital na cidade. Basta clicar nesta foto e ver as condições precárias de saúde e saneamento que dispunha a pequeníssima comunidade. Mesmo com a crise financeira de 1929, que colocaria a cefeicultura em estado de estagnação e quebradeira, muitos agricultores altinopolenses colocariam a mão no bolso para edificarem a tão desejada Santa Casa de Misericórdia, que após cederem às pressões das lideranças protestantes, receberia o nome de Hospital de Misericórdia. Diogo Garcia de Figueiredo Sobrinho, filho de Joaquim Garcia de Figueiredo (Jaborandi) e neto do cap. Diogo Garcia da Cruz, doaria todo o madeiramento para a edificação do prédio. Na inauguração da pedra fundamental do Hospital, Diogo discursou:

— Agora eu já posso morrer. Inaugurei o Hospital.
O terreno escolhido fora o local do antigo cemitério da cidade, este locado para o terreno atual. Em apenas dois anos se daria a inauguração, sendo que o estatuto, devidamente impresso e distribuído à população, data de 1935.

Por muito tempo o Hospital de Misericórdia de Altinópolis funcionaria sem um muro de proteção, colocado anos depois, como também a construção da maternidade, anexada ao prédio.
Por ocasião da morte do fazendeiro Diogo Garcia de Figueiredo Sobrinho, a família levou o corpo para que o velório fosse realizado no próprio hospital. Assim se fez.
Os primeiros médicos do hospital foram Antonio Augusto de Figueiredo, Edson Dutra Barroso e Pio Antunes de Figueiredo.
Por muitos anos a fotografia do patrono do Hospital, Diogo Garcia de Figueiredo Sobrinho fora estampada no saguão de entrada do prédio, como de praxe acontece em todo o país, em homenagem aos idealizadores e aos que põem a mão no bolso em prol da comunidade. A fotografia fora arrancada após décadas de exposição, numa tentativa política de apagar a memória dos que realmente doaram valores monetários em prol da nossa terra sem pedir nada em troca.

Hospital de Misericórdia de Altinópolis
R. Cel. Joaquim Alberto, 421 - Centro - Altinópolis - SP
2019 - Hospital Misericórdia de Altinópolis® - Todos os Direitos Reservados©