Bem Vindo ao Site Oficial do Hospital de Misericórdia de Altinópolis.

Telefone: (16) 3665 7200
Email: contato@hospitalmisericordia.com
R. Cel. Joaquim Alberto, 421
Altinópolis - SP

Artigo: Relato de Experiência Gestão Compartilhada

Publicado em: 21/12/2018 às 8:31 am


Por: Maira Franciane da Silva
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social -UNESP Franca
Assistente Social do Hospital de Misericórdia de Altinópolis

A Gestão Compartilhada no Sistema Único de Saúde é preconizada com o objetivo de alcançar uma pratica de saúde mais democrática, envWhatsApp Image 2018-12-06 at 08.47.03olvendo ações que desenvolvam um modo de pensar e fazer coletivo, na busca por um atendimento mais eficaz/efetivo e motivador para as equipes de saúde, ampliando o grau de transversalidade. A experiência do Hospital de Misericórdia de Altinópolis teve início em junho de 2018, como estratégia de defrontação a dificuldade enfrentada pela instituição, devida a ausência temporária de um administrador.

A Enfermeira coordenadora tomou a iniciativa de incluir novos profissionais no processo de gestão, através da equipe multiprofissional, semanalmente às quartas-feiras, pelo período de duas horas, para discussão, análise, levantamento e resolução de situações apontadas por cada setor. De forma interdisciplinar, a gestão passou a ser compartilhada, composto pela Enfermeira Coordenadora, Enfermeiro Auditor, Enfermeira CCIH, Enfermeira Ambulatório, Nutricionista, Farmacêutica, Assistente Social, Técnico em Radiologia, Técnico em Informática, Técnica em Recursos Humanos, e a responsável pelo Faturamento. Durante as reuniões, são repassadas todas as informações referentes à instituição, problematizando o operar e o agir institucional, realizando e formulando projetos e tomando decisões de forma paritária. Aderir esse método teve como efeito, a ampliação da implicação e corresponsabilização do cuidado, aproximando os profissionais, facilitando o dialogo entre setores, aumentando a capacidade de lidar com conflitos, de ofertar métodos, diretrizes, análises e ação das equipes, construindo um espaço pedagógico de aprendizado e ensinamentos, socializando conhecimentos. Esse compartilhar de responsabilidades tem resultado em uma produção de saúde com maior qualidade.


REFERÊNCIAS:

BRASIL. Política Nacional de Humanização: Documento Base. Ed.ed. Brasília, 2007.

BRASIL. Gestão Participativa e Cogestão/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. -1ed. 2. reimp. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Hospital de Misericórdia de Altinópolis
R. Cel. Joaquim Alberto, 421 - Centro - Altinópolis - SP
2019 - Hospital Misericórdia de Altinópolis® - Todos os Direitos Reservados©